quarta-feira, 25 de julho de 2012

Castro Laboreiro (Preparação ACANAC)

Mais uma vez pioneiros e caminheiros juntaram-se para um acampamento. Este foi a penúltima atividade do ano, que consistiu num acampamento de preparação para o ACANAC.
Este acampamento/acantonamento foi em Castro Laboreiro nos dias 21 e 22 de julho de 2012. Inicialmente ia ser acampamento, mas visto o solo ser muito árido só deu para montar 1 das 3 tendas. Não quisemos forçar, visto termos um salão para dormir!

O Agr de Ferreiros teve a presença (apenas no sábado) de Monção (2 caminheiros e 2 dirigentes) e de Valença (3 caminheiros da parte da manhã). Os dirigentes de Monção ajudaram-nos no raid, que foi feito em 2 fases.
 
Fase 1: Pequena visita ao Castelo, com o almoço lá.
Fase 2: Subir o muro por trás da peneda.
 
No dia 21 tivemos 2 raids por orientação de indícios, marcos nas pedras, e o grau de dificuldade era mínimo. Na fase 1, o calor foi o nosso maior inimigo mas deu para ir conhecendo, os caminheiros, alguns elementos que irão estar presentes no ACANAC. Na fase 2, o raid era fisicamente mais puxado, e a ideia foi ver como eles irão reagir em caso de os elementos passarem mais mal. No global a avaliação não foi má, embora a velha máxima de guia à frente e subguia atrás nem sempre foi respeitada!
O jantar era para ser cozinha selvagem, mas por estarmos numa área protegida tal não foi permitido.
Como os "miúdos" se portarem bem, decidimos ter um convívio em vez do tradicional fogo de conselho.

No dia 22 o dia começou bem cedo, às 7h! Os responsáveis pelo pequeno almoço trabalharam bem e não atrasaram o dia. Antes da eucaristia (9h) deu tempo para um pequeno jogo matinal!
No fim da eucaristica partimos para Lamas de Mouro e construimos uma jangada! Estava previsto fazermos 2, mas por uma questão de espaço e tempo fizemos apenas 1. Os miúdos treinaram alguma técnica escutista a nivel de nós que lhes fará muito jeito no ACANAC.

No fim da brincadeira da jangada, disfrutamos um pouco da manhã.
No fim do almoço o Tozé, Fofinho e João Dias regressaram a Braga enquanto os restantes elementos tiveram o último raid. Aqui dissemos o que eles tinham de encontrar e eles tinham que se desenrascar. Foi um pequeno raid de 4km. No fim tinhamos uma bela lagoa à nossa espera para um último banho.

O regresso a casa fez-se tardio por culpa da chefia que se perdeu nas horas! Desde já um pedido de desculpas, mas o dia estava tão belo, a animação reinava e as horas foram-se perdendo...Pelas 21h estavamos em Ferreiros.

Resta agora que o ACANAC seja tão produtivo como foi este acampamento/acantonamento!!!
Até breve...

Sem comentários:

Enviar um comentário